PROCESSO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL : Governo de Mossuril distribui 100 talhões aos jovens

0

Para responder o programa nacional de ordenamento territorial, o governo do distrito de Mossuril na província de Nampula, entregou hoje oficialmente no bairro de Mingurine-Expansao arredores da vila sede, oito talhões dos cem agendados ao igual numero de jovens residentes.

Falando a margem das cerimonias, a administradora distrital, Nerina Bustane, disse que nesta primeira fase foram demarcados pouco mais de 800 talhões dos quais devem ser atribuídos aos residentes do distrito sem no entanto haver descriminação partidária, religiosa, étnica nem de naturalidade, uma vez que Moçambique é dos Moçambicanos.

Segundo, Nerina Bustane, a distribuição dos talhões aos residentes são métodos de facilitar a juventude na planificação do seu futuro para alem do crescimento do distrito.
“Os talhoes que hoje fazemos entrega são para todos residentes de Mossuril, naturais e não. Sem distinção da camisola partidária nem religiosa”-apelou. So para mais tarde dizer que “não podem ser vendidos”.
Por seu turno, o 1º secretario do comité distrital do partido Frelimo, Jaime João Paulo, explicou que no período pós independência, houve de igual modo o processo de ordenamento territorial mas devido ao descontentamento de algumas pessoas, o plano caiu no fracasso.
“ O ordenamento territorial começou em 1975 depois da Independência mas por causa dos infiltrados tudo foi abaixo”
Jaime João Paulo, disse mais que o desafio do governo moçambicano no ordenamento territorial vai trazer impactos positivos sobretudo em Mossuril devido a concorrência de ocupação territorial, impulsionado pelo corredor de Nacala, que está a conhecer um franco desenvolvimento nos últimos tempos.

Refira-se que os talhões ora em distribuição gratuita não devem ser vendidos.

Share.

Leave A Reply